domingo, 15 de maio de 2016

Manuel Esperante Peiteado e os Borregos de Taragonha.

Isto das redes é mágico. Resulta que Manuel Esperante Peiteado, avô taragonhês de Nicolas Esperante, o Violinista del Amor, vive em Buenos Aires e aos seus 97 anos mantêm toda a sua memória intacta. Manuel formou junto com os seus irmãos um grupo de gaiteiros, Os Borregos, que tocaram desde o ano  1934 até os primeiros 50. Um bom dia, Manuel chegou a Buenos Aires num vapor e decidiu ficar lá. 
Nicolás enviou-nos dois áudios no que o seu avô nos fala médio em galego, médio em argentino de Fortunato Iglesias Peiteado, o Paxaro, seu primo e meu caro professor de gaita, o qual um dia colheu a sua dorna e se levou a família para a Arousa.
No outro fala brevemente do período histórico no que tocaram Os Borregos. Acho que o interesse de ambas gravações é extraordinário. Obrigado, Nicolás.

Ouvir O senhor Colón.
Ouvir Os inícios.

Manuel e Nicolás Esperante

2 comentários:

  1. Hola,fortunato era nuestro abuelo,si veis este mensaje contactar

    ResponderEliminar
  2. Olá Manolo: Aguardo que tudo vaia bem. Para mim foi uma alegria ouvir a Esperante falar do Sr. Colom. Nen eu nem meu irmao Manolo seriamos os músicos que somos de nao nos ter cruzado com teu avó. E agora sou professor em Taragonha, lugar do que ele um dia saiu para a Arousa. Qualquer material musical que nos podas achegar para o Fondo Local do Concello de Rianxo agradeceria a maço, cópia de qualquer fotografia ou partitura, mesmo que as fotos nao sejam de atividades musicais. Saúdos, amigo. O meu correio particular: dporjais@gmail.com

    ResponderEliminar