sábado, 28 de maio de 2016

Angel Tembra, o cura cantor.

No F.L.M. contamos com documentos cujas notas marginais lembram a pessoas importantes para o nosso Concelho, que de não ser citados em dedicatórias ou assinaturas de propriedade, nunca teriamos falado delas. Este é o caso de Ángel Tembra González (1877-1924), padre que foi ecônomo de Rianxo e tenor muito solicitado na sua época. 

Síntese biográfica:

Ángel Tembra González (1877-1924) 47 anos.
- Dezembro de 1899 Prima Clerical Tonsura.
- Junho de 1903 Menores e Subdiaconato.
- Maio de 1904 Diaconato.
- Março de 1906 Coadjutor em Rianxo. Pároco Manuel Otero.
- Fevereiro de 1909 Ecônomo de Carreira.
- Novembro de 1909 Ecônomo em Ordes.
- Maio de 1910 Ecônomo de São João de Bujão.
- 19 de setembro de 1910 curato de São João de Bujão.
- Novembro de 1918. O Ideal Gallego desmente a notícia de que Tembra morreu com a gripe.
- 13 de outubro de 1924. Morte de Ángel Tembra em Dodro, fronte ao consistório, quando falava com o secretário da câmara municipal. Tembra estava agarrando ao cavalo e um carro o encabritou. Então véu um autocarro da linha Ribeira-Santiago e levou por diante ao padre e ao cavalo. No enterro, celebrado em São João de Laínho, assistiu D. Manuel Fernández Suárez, de Unión Patriótica e mestre em Dodro e D. Manuel Fernández Suárez, presidente da sociedade de agricultores. Cantou o tenor José Sánchez. José Calvo Sotelo enviou o seu péssame.

O documento.
Trata-se dum maço de papel pautado cosido, manuscrito com filigrana A.S.S. [Antonio Serra y Sobrino], 22 X 31,5 9 f; 16 p Contem Gozos á la Purísima por D. José Pinilla, Salve Inmaculada por el Pe. Eusebio Clop: franciscano francés e Letrillas a la Virgen.


A dedicatória a Ángel Tembra aparece na primeira página, no canto superior esquerdo.

«A D. Angel Tembra. Cura Ecónomo de Rianjo»

Na margem inferior esquerda da página 7 aparece o nome do copista.

«Es copia del P. Francisco Rodriguez. Herbón VI-13-08»

Resultam muito interessantes as obras que contem este documento. A primeira delas, Gozos á la Purísima foi composta por José Pinilla. Deve tratar-se de José Pinilla y Pascual (1837-1905) professor do conservatório de Madrid e autor de canções de contido religioso.
Mais interessante ainda é a Salve Inmaculada de Eusébe Clop de Sonieres, padre franciscano, compositor, mas, principalmente, divulgador da reforma gregoriana do papa Pio X. 

Sem comentários:

Enviar um comentário