quinta-feira, 12 de maio de 2016

Duas obras de Luís Brage

Entre as obras que fazem parte do depósito da Banda de Música de Assados, contamos com duas composições de Luís Brage Villar (Santiago de Compostela 1886-Santiago de Compostela 1956). Uma delas, Carrapucheirinha, é bem conhecida, mas a outra, Aragón, Jota, é para mim uma completa novidade. Não sabemos em que época chegaram estas obras ao arquivo da Banda de Assados mas é possível que antes da Guerra Civil. A banda fundada por Perfecto Iglesias nasceu em 1930 e teve grandes momentos nesses anos imediatos a contenda bélica.
Luís Brage, convencido republicano, sofreu a cadeia e o posterior silenciamento por parte das forças franquistas, sendo proibida a interpretação das suas composições. Das cerca de noventa obras suas registadas na SGAE, não encontramos nenhuma cujo título seja Aragón. Contudo, há que ser precavidos, já que as vezes os autores mudavam os títulos segundo os seus interesses mais imediatos. 

Aragón, Jota.
Guião em C mais papeis [Flauta; Requinto; Clarinete Pral, 1º, 2º ,3º; Saxo Alt 1º, 2º; Saxo Tenor; Saxo Barit.; Filiscorno 1º, 2º; Trombeta 1º, 2º, Trompas; Trombone 1º, 2º, 3º; Bombardinos; Baixos; Caixa; Bombo]. 23 folhas de 31'5x21'5 cm. aprox. 

Guião de Aragón, Jota.
Depósito da Banda da Escola de Música de Rianxo

Sem comentários:

Enviar um comentário