sábado, 18 de junho de 2016

Marcas de Água.

Segundo a Wiki, uma marca de água ou marca d'água ou simplesmente filigrana é uma marca formada por diferenças na espessura de uma folha de papel, aplicando-se uma estampa na folha quando ainda está húmida. Pode ser vista apenas quando o papel é colocado contra a luz.
No nosso arquivo há inúmeros manuscritos escritos sobre papel com diferentes marcas de água que achegam informações muito valiosas. É pena que os catálogos de partituras que encontramos na rede apenas deem informação sobre as filigranas do suporte, o qual resulta uma informação do mais pertinente.
Em arquivos locais como o nosso, onde um apreende a identificar grafias, reportórios, usos... o tema das marcas de água ajudam a datar, achegam dicas sobre possíveis autores ou proprietários... Resulta curioso a fidelidade de alguns dos nossos autores a determinadas marcas, quiçá por serem as que na altura se vendiam nas papelarias locais, como a de Cándido González, La Colmena.
Nalguns lugares esta-se a gastar muito dinheiro em fotografar e catalogar estas marcas, como se pode ver neste vídeo que mostra o que se está a fazer na Berlin State Library. O investigador alemão fala dum custo de 100.000 euros. No meu caso utilizo um retroprojetor que me deixou o C.E.P. Brea Segade e a minha tablet. Não ficará tão bem mas o custo e zero. 
Deixo aqui alguns exemplos das marcas mais recorrentes: A.S.S. (Antonio Serra Sobrino), Romani, Villaseca, Papelera Española... 


1

2

3

Fig.1, 2, 3, filigranas de Romaní, com o carimbo do mestre de capela e organista da Sé de Tui José Basadre List.

4

   
5

Fig. 4 e 5. Romaní.


6

7
Fig. 6, 7. Antonio Serra Sobrino.

8

9
Fig. 8,9. Bonastre Vilaseca e Vilaseca y Cia.

10

Fig. 10 Papelera Española.







Sem comentários:

Enviar um comentário