sexta-feira, 1 de julho de 2016

As atuações de rianxeiros no programa Desde Galicia para el Mundo. Anos 90. I

No mesmo programa do que falávamos na postagem anterior, há uma série de atuações de agrupações rianxeiras que formam parte já do nosso imaginário musical. Uma das grandes surpresas que levei foi encontrar-me com Manuel Vicente "Chapí" e o seu grupo, interpretando O paraíso existe. Não tenho que dizer o muito que lhe deve Rianxo a este grande conservador da memória musical do nosso povo. Também é sabida a minha devoção pela Chapí, o Fígaro da rua do Médio, que como a personagem de Rossini era guitarrista e barbeiro. O grupo Os Chapís aparecem brevemente mas é suficiente para identificar a cada um deles. Assim que ânimo e enviai-me todos os nomes.
Depois, detrás da apresentadora Nazaret López, aparece a gaiteira Alma Caamaño, pondo, nunca melhor dito, toda a alma na interpretação e regalando-nos, como remate ao vídeo, um formoso sorriso.


Realizador: Julio de la Sierra
Apresentadora; Nazaret López
T.V.E. S.A.

Também aparece um vídeo verdadeiramente curioso da Coral do Liceo. Estão sobre o peirao de Tanxil, cantando Son de Rianxo, uma melodia tradicional ou quando menos de autor incerto a quem Prudencio Romo adatou uma letra bem bonita. A pena é que alguma das pessoas que estão a cantar já não poderão olhar novamente estas imagens. Como exemplo do que o tempo e as más práticas nos levou, ficam as saudades da praia de Tanxil, desse peirao desde o que se chimpavam os raparigos e que agora está absurdamente rodeado de areia. E claro, fica a imagem desaparecida, ou não, da Virgem de Guadalupe de Asorei. Bom, desfrutemos com a música e as imagens...

Realizador: Julio de la Sierra
Apresentadora; Nazaret López
T.V.E. S.A.

Continuará...

2 comentários:

  1. Compartimos, cada vez máis os méritos msicais de Manuel Vicente "Chapi".No grupo "Os Chapis" están: Manuel V. "Chapi, seu irmá Berto, Cespón, Lucho, Lola, Charo, Muller de Chapi e Fina. Efectivamente, falta a imaxe de Asorei e o dique xa non é o que era.

    ResponderEliminar
  2. Obrigadíssimo, Xosé. Pois seguiremos cantando-o.

    ResponderEliminar